Cercas Vivas

Trepadeira

Olá Rose! Seu site está vez melhor. Parabéns. Temos um pergolado no jardim e gostaria de ter sua opinião com relação a qual trepadeira dará uma cobertura total, pois precisa subir 2 metros, virar e cobrir 5 metros. Pensamos ma primavera e lágrima-de-cristo. Queremos que o pergolado fique totalmente coberto, pois queremos uma sombra gostosa.
Mauro e Rosa


Oi amigos! Acho que para atender aos seus desejos, as trepadeiras do gênero Thumbergia são as mais indicadas. Pelo crescimento vigoroso, sugiro as espécies:
Thumbergia grandiflora - conhecida por tumbérgia-azul ou azulzinha, que pode se estender por até 40 metros, produz flores em tons que ficam entre o azul e o roxo, em forma de cornetas. Precisam de sol pleno para florir satisfatoriamente, solo rico em matéria orgânica e regas freqüentes;
Thumbergia mysorensis - chamada sapatinho-de-judia, produz cachos pendentes com flores nas cores vermelho e amarelo. Seu crescimento é um pouco mais lento do que o da epécie grandiflora, mas pode estender-se até 20 metros de comprimento. Requer sol pleno, solo rico em matéria orgânica e regas moderadas.

 

Sansão do Campo e outras cercas-vivas

Estamos estudando a possibilidade de cercarmos nosso conjunto com a cerca-viva sansão-do-campo. Poderia enviar-nos maiores informações sobre ela?
Sérgio R. Lozano
Estou gostando muito do site. É colorido, fácil e harmonioso, parabéns. Adquiri um sítio na região de Lagoa Santa (MG). Para cercar o sítio estava pensando em usar a sansão-do-campo, mas para separar o pomar e a horta pensei em colocar uma cerca-viva diferente, de preferência que dê flores.
Vania Cristina D. de Oliveira


Sansão-do-campo é um arbusto de rápido crescimento, que apresenta vantagens que o tornam ideal para a formação de cerca-viva: apresenta espinhos semelhantes aos da roseira, funcionando como uma barreira contra invasores, forma uma proteção contra a poeira das estradas e também age como quebra ventos, é uma planta perene que necessita de pouquíssima manutenção e, dependendo da situação, dispensa inclusive as podas. Outra vantagem é que suas pequenas flores acrescentam valor ornamental à cerca-viva. Segundo as informações da empresa Cerca Viva, que comercializa mudas e sementes de sansão-do-campo, para obtenção de uma cerca-viva com perfeição e beleza, o plantio deve ser feito com 10 cm de espaçamento entre as plantas. Desta forma, os troncos se encostarão formando uma espécie de "muralha" capaz de conter com eficiência pessoas, aves e animais de pequeno e grande porte. Para o plantio por meio de sementes, pode-se calcular a partir da seguinte proporção: 1 kg de sementes corresponde a 350 metros de cerca. A empresa Cerca Viva fica em São Paulo (Rua Wanderley, 376 - SP - CEP 05011-000) e atende encomendas de todo o Brasil pelos telefones (0xx11) 3871.0505 e 263.6253.
Vania, para separar o pomar e horta, aí vão algumas sugestões de cerca-viva com flores: lantana ou cambará-de-jardim (Lantana camara); ixora (Ixora chinensis); camélia (Camellia japonica) hibisco (Hibiscus rosa-sinensis) e duranta ou violeteira (Duranta repens).

 

Clívia e cerca-viva

Primeiramente gostaria de elogiar o seu site. Ele é muito bonito, rápido e traz informações muito boas. E a musiquinha de fundo... um encanto, relaxa mesmo. Estou adorando. Quero, agora, tirar algumas dúvidas e pedir algumas sugestões:
1 - Temos uma clívia, plantada no chão do nosso jardim, já há uns 3 anos. Porém, em todo essa tempo, ela nunca nos presenteou com suas flores lindas e exuberantes. Gostaria de saber o que temos que fazer para que ela floresça e que tipo de adubação temos que utilizar. O terreno onde ela está plantada é do tipo arenoso e temos adubado com esterco de gado.
2 - Necessitamos fazer uma cerca-viva, para separarmos a nossa piscina da piscina do vizinho, que se encontra na mesma direção. O plantio deverá ser feito em floreiras, já que existe o piso da piscina, não havendo possibilidade do plantio diretamente no solo. A altura da planta deverá atingir, no mínimo, 1,60m, para que tanto nós como os vizinhos possamos ter nossa privacidade assegurada. Qual espécie atende a essas necessidades, ocasiona pouca sujeira e tem certa beleza? Quais os cuidados?
Lúcia Cristina Gallina


Oi, Lúcia. A clívia (Clivia miniata) pertence à Família das Amarilidáceas e é originária da África. É uma planta herbácea perene que atinge até 50 cm e propaga-se por meio da divisão de touceiras. O cultivo ideal deve ser feito à meia-sombra, pois a planta não suporta o sol forte direto, isto é, deve estar longe do sol direto das 11 da manhã às 5 da tarde. A clívia prefere clima ameno e solo sempre úmido. Para estimular a floração, você pode utilizar um fertilizante de fórmula NPK 4-14-8. Mas sua planta vai mesmo florescer em abundância, se for garantido um solo rico em matéria orgânica. Complemente a adubação à base de NPK com um bom húmus de minhoca, que é muito rico em micronutrientes e, além disso, ajuda a deixar o solo mais leve e fofo.
Quanto à cerca-viva, nas condições que você descreve, uma boa sugestão é o plantio de hibiscos (Hibiscus rosa-sinensis), pois é um arbusto de fácil cultivo que produz belas flores praticamente o ano inteiro. Considerada a flor-símbolo do Havaí, graças aos processos de hibridação, é possível encontrá-la nas mais variadas formas e cores. Os cuidados básicos são os seguintes: cultivo sob sol pleno, solo rico em matéria orgânica, regas moderadas (sem encharcamento) e podas periódicas apenas para manutenção do formato - já que a finalidade é fazer uma cerca-viva. Como você pretende plantar em jardineiras, lembre-se de escolher modelos que ofereçam uma boa profundidade para que as raízes tenham espaço para se desenvolver. Você pode optar por vários vasos grandes, por exemplo, colocados lado a lado. Existem lindos modelos no mercado, que vão dar um belo efeito decorativo e são mais profundos que as jardineiras em geral. Espero que fique muito bom!

Cercas-vivas
Parabéns pela página, que acompanho já há algum tempo, com muito prazer. Estou adorando as reportagens e aprendendo muito, graças a você, Rose. Gostaria de alguma informação sobre cercas-vivas: tipos, como plantá-las, se são semeadas ou com mudas prontas. Pensei em plantar coroa-de-cristo para evitar de as crianças subirem na tela. Gostaria de plantar algo que desse flores o ano inteiro e que fechasse um pouco.
Simara


Oi, Simara! Existem vários tipos de plantas que podem ser usadas como cercas-vivas. Algumas podem ser semeadas (o crescimento e mais demorado), outras podem ser plantadas por meio de mudas... tudo depende da espécie escolhida, de acordo com nossos desejos, preferências e necessidades. Será que seria o caso de plantar a coroa-de-cristo (Euphorbia milli) para evitar as crianças? Embora produza flores praticamente o ano inteiro e providencie um bom fechamento, essa espécie, além de tóxica, produz uma infinidade de espinhos, dificultando podas e cuidados para mantê-la esteticamente bonita, já que se trata da frente de sua casa.
Algumas sugestões de espécies para cerca-viva que produzem lindas flores praticamente todo o ano e são de fácil manutenção:
· Malvavisco ou hibisco-colibri (Malvaviscus arboreus): propaga-se por estaquia de galhos e pode atingir até 4 metros, dependendo das condições do local. Precisa de sol pleno.
· Azaléia (Rhododendron x simsii): arbusto que atinge até 2 metros de altura. Pode ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra.
· Stífitia ou pompom: também um arbusto que cresce até 3 metros. Propaga-se por estaquia de galhos e pode ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra.
· Bom-dia, ipoméia ou campainha (Ipomoea purpurea). Trepadeira vigorosa. Resulta num bom fechamento e produz florada abundante. Propaga-se por sementes e precisa de sol pleno.
Para todas as sugestões, recomendo que você opte pelo plantio com mudas já formadas. O resultado é mais rápido e seguro. Boa sorte!

 

 


 

 

 


© Todos os direitos reservados.                                            Contato   Vídeos     Sobre Nós                                                         Visite a Loja do Jardim