Como lidar com cerca-viva de ficus
Plantei 300 mudas de ficus como cerca viva em julho de 2010. Porém a maioria não cresceu. Descobri que o jardineiro não retirou o plástico das mudas.
Seis meses depois do plantio, retirei os saquinhos de cada uma, mas mesmo assim as mudas ainda estão muito pequenas. O que devo fazer para não perder este investimento que me custou na época R$1200,00? Aguardo por uma ajuda.
João Bosco
Olá João! Foi realmente uma pena o que ocorreu. Se o Ficus não fosse uma espécie muito resistente, você provavelmente teria perdido todos as mudas. Neste caso, apesar do ocorrido ter resultado num atraso no desenvolvimento das mudas, é provável que você consiga aproveitar a grande maioria dela, desde que tome alguns cuidados como: observar regas regulares e fazer uma adubação com matéria orgânica no início da primavera, para estimular o crescimento. Boa sorte!
|
Cerca-viva no jardim de praia
Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site, que, tenho certeza, já é referência para quem procura aprender sobre jardinagem na internet. Mas a questão é a seguinte: temos um pequeno jardim em nosso rancho na praia, como vamos lá no máximo uma vez por semana, tentamos montar um jardim que não exigisse muita manutenção. Mas mesmo assim as vezes temos algumas surpresas desagradáveis. a ultima foi a cerca de tumbérgia (ainda jovem ) completamente seca, apesar de ter chovido a semana toda. A pergunta é: será que devo substituir as tumbérgias da cerca por outra espécie? Qual se desevolveria melhor na praia? Wagner de Amorim (São José, SC)
Olá Wagner! A equipe agradece os elogios! Antes da sugestão, gostaríamos de lembrar que qualquer espécie, por mais rústica que seja, necessita de cuidados básicos como regas quando não chove, podas quando necessárias, adubações periódicas e controle de pragas e doenças. No caso da sua cerca-viva, uma boa idéia seria trocar por hibiscos - são bem resistentes, não precisam de apoio como a tumbérgia (ela é uma trepadeira, já os hibiscos são arbustos), agüentam bem a falta de regas e o solo arenoso típico de regiões praianas. Boa sorte!
|
Mudas de ficus para cerca-viva
Tenho alguns pés de ficus na minha chácara. Eu gostaria de saber como produzir mudas por meio desses pés já existentes e como utilizá-las em uma cerca-viva. Jamilson Freitas
Olá Jamilson! O ficus (Ficus benjamina) se reproduz pela estaquia de galhos. Use um substrato formado pela mistura de terra e areia em partes iguais. Para acelerar o enraizamento, mergulhe a ponta da estaca em um hormônio enraizador (à venda em lojas de produtos agropecuários ou para jardinagem), antes de fazer o plantio. Só transfira a muda para o local definitivo após ela apresentar um bom tamanho, com pelo menos 5 a 6 folhas novas. Para formar a cerca-viva com as mudas que você irá produzir, será preciso muita
paciência, pois o resultado é bem demorado e pode haver muita perda de mudas. Se a área for grande, o ideal é adquirir mudas já bem formadas para a sua cerca-viva.
|
Cerca-viva para área estreita
Tenho um jardim comprido, mas sua largura é de 50 cm.Foi erguida uma casa no terreno ao lado e gostaríamos de uma cerca viva para termos mais privacidade na área de lazer.Temos diversas plantas, jasmim, dama da noite, copo de leite, lírio da paz, hortênsias, todas, no entanto, muito baixas. Desde já agradeço a atenção. Helena dos Santos
Olá Helena! Nestas condições, a melhor opção é o plantio do cedrinho – você terá um bom fechamento, a planta é bem rústica, não perde as folhas no inverno e possui raízes pivotantes, ou seja, adequadas para a largura estreita do seu canteiro. O formato pode ser conduzido por meio de podas e o visual ficará bem uniforme, pois os cedrinhos têm a forma de pinheirinhos. Abraços e volte sempre!
|
Cerca-viva para dar proteção e segurar a poeira
Tenho um sítio no Lago Oeste, Brasília, com 42000 metros quadrados. Como por lá o asfalto ainda não chegou e eu estou querendo construir uma casa de campo lá, gostaria de saber se o "Sansão do Campo" seria uma boa pedida para as minhas necessidades. O que eu quero é realmente um "muro verde" que me garanta proteção, privacidade e que segure a poeira da estrada que passa logo na frente do sítio. Gostaria também de saber qual seria uma boa trepadeira para se fazer uma espécie de "sombreado", tipo uma parreira. Rafael Guimarães
Olá Rafael! A sansão-do-campo parece ser uma ótima opção para o seu caso. Muita rústica, esta espécie se adapta com facilidade a diversas condições e proporciona um fechamento seguro e bem ornamental.
A maioria das trepadeiras ornamentais usadas no Brasil são típicas de clima quente e úmido ou de clima ameno. A sua região nos parece ser de clima quente e seco. Nestas condições, vc pode plantar a Primavera (Bougainvillea) e conduzi-la com suportes para que se comporte como uma trepadeira e forme o caramanchão que vc deseja. No Jardim de Flores vc encontra uma matéria especial sobre ela, com todas as dicas de cultivo. Passe por lá!
Agradecemos sua participação e volte sempre!
|
Cerca-viva de hibisco
Comprei uma chácara na região da Mairinque/SP, o tipo de solo de lá é muito argiloso e com muita pedra, eu gostaria de saber se é viável o cultivo de hibisco como cerca-viva, dentro do condomínio vi varias cercas, muitas de cipreste, mas nenhuma de hibisco, mas eu gostaria de algo mais colorido como o hibisco, e também de saber qual freqüência de podas e qual a maneira de cultivá-los no solo citado, tipo de adubação, regas, etc. Rute
Olá Rute! O hibisco (Hibiscus rosa-sinensis) gosta de solo arenoso - justamente o oposto do que você tem aí na região. Uma alternativa é preparar bem o canteiro onde ele será plantado, acrescentando uma mistura de solo que contenha 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia. A planta gosta de água, mas não de solo encharcado. A terra deve estar sempre úmida, mas sem excessos. As podas geralmente são feitas para correção do formato, mas não pode ser feita logo no início do cultivo – é preciso esperar até que a planta esteja bem crescida, para que suporte as podas. Por ocasião do plantio recomenda-se uma adubação orgânica e, depois, pode-se utilizar fertilizante tipo NPK 10-10-10 a cada 4 meses.
|
Cerca-viva em local sombreado
Tenho uma cerca viva de hibiscus em minha casa de campo, na frente do terreno que é bem ensolarado. Gostaria de plantar outra nas laterais, mas o local é sombreado. Qual espécie de planta seria indicada? Gostaria de uma espécie que cresça e tampe bem a visão.O ficus benjamin seria uma boa opção? Paulo Rodrigues
Olá Paulo! A questão é saber o quanto a área é sombreada. Se o local receber luz solar pelo menos algumas horas, nem que seja filtrada pela copa das árvores, por exemplo, você terá um bom resultado com o Ficus benjamina - apesar de uma certa demora até que haja um certo fechamento, sendo necessárias constantes podas de formação. Nas condições descritas, também é indicado o plantio do cipreste Chamaecyparis psifera que dá um ótimo fechamento e suporta bem a meia-sombra.
|
Plantas para dar privacidade
Adorei esse site na Internet. Parabéns! São páginas assim que podem ajudar leigos como eu. Eis meu problema: disponho de um terreno de 2000m2 às margens do rio em Minas Gerais e estou pensando em construir uma casa de campo.Estou começando pelo muro. Pensei em colocar tela e alguma planta para fechar(dar privacidade). Os muros de concreto ficam muito caro.Vocês têm alguma sugestão? Grato. Dario Prado Junior
Olá Dario! Para fazer a cerca com tela e plantas, uma boa sugestão é usar a tumbérgia (Thumbergia grandiflora) - o resultado é rápido, bem eficiente e bonito, pois ela dá lindas flores. A equipe agradece os elogios e a visita. Volte sempre ao Jardim de Flores.
|
Quer comprar mudas ou sementes de sansão do campo
Favor fornecer o preço de sementes e mudas, e quantidade por metro linear, de cerca-viva Sansão-do-campo. Atenciosamente.Carlito Ribeiro
Olá Carlito! O site Jardim de Flores não comercializa mudas ou sementes, mas podemos indicar um bom fornecedor: entre em contato com a empresa Cerca Viva - ela fica em São Paulo (Rua Wanderley, 376 - SP - CEP 05011-000), mas atende encomendas de todo o Brasil pelos telefones (0xx11) 3871.0505 e 263.6253.
|