Chás Orgânicos estão à venda na Loja do Jardim
O que são alimentos funcionais?
Estudos atuais revelam uma forte tendência de se encontrar propriedades funcionais na grande maioria dos alimentos do reino vegetal
Os alimentos ditos funcionais são aqueles que possuem em sua composição substâncias capazes de prevenir, ou até mesmo combater determinadas doenças. São exemplos de alimentos funcionais:
Soja: possui gorduras boas, do tipo insaturadas, que ajudam a diminuir o LDL-colesterol (o colesterol "ruim") e dão proteção cardiovascular, ou seja, a soja é um "alimento amigo do coração". Ela possui ainda outra substância - a isoflavona - que ajuda na prevenção da osteoporose, no alívio de sintomas do climatério e na prevenção de alguns tipos de câncer, como os de mama, útero e próstata.
Azeite tipo "extra virgem": possui ácido oléico - uma gordura monoinsaturada - que ajuda a aumentar o HDL-colesterol (o colesterol "bom"), a diminuir o LDL-colesterol e também confere proteção cardíaca, diminuindo o risco de doenças do coração em 40%.
Oleaginosas: castanha-do-pará, amêndoa, noz, pistache, avelã, etc. possuem gorduras do tipo monoinsaturadas que também ajudam a diminuir o LDL-c e a proteger o coração, além de ajudar a regular os níveis de glicose no sangue. São ricas em selênio (principalmente a castanha-do-pará), que ajuda na regulação dos hormônios da tireóide e na prevenção do câncer de próstata.
Chá Verde: proveniente da espécie Camellia sinensis, possui polifenóis do tipo catqeuinas, que ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, cálculos renais, proteger o coração e auxiliar no tratamento da obesidade, facilitando a perda de peso.
Peixes de água profunda tipo salmão, arenque, truta, sardinha, etc.: são ricos em ácidos graxos do tipo ômega3, que ajudam na redução do LDL-c e no aumento do HDL-c, protegem o coração e diminuem a incidência de hipertensão arterial e aterosclerose. Têm ainda uma ação anti-inflamatória e parecem ajudar na prevenção da depressão e das demências, como o Mal de Alzheimer.
Tomate: é rico em licopeno, que ajuda na prevenção do câncer de próstata.
Vinho tinto e suco de uva: são ricos em resveratrol, um flavonóide presente na casca e semente da uva rosada, que ajuda na dominuição do LDL-c e aumento do HDL-c, protegendo o coração. Muitos outros alimentos vêm sendo estudados a cada dia e a lista dos funcionais tende a crescer cada vez mais.
Estudos atuais revelam uma forte tendência de se encontrar propriedades funcionais na grande maioria dos alimentos do reino vegetal.
Fonte de pesquisa: Revista Homeopatia&Cia
Chás Orgânicos estão à venda na Loja do Jardim