Compre Chá Verde na Loja do Lardim! - Clique aqui
Chá Verde potencializado
Mais um segredo para potencializar a ação do chá verde no organismo: misturá-lo a outras ervas
Mais um segredo para potencializar a ação do chá verde no organismo: misturá-lo a outras ervas. Além de deixá-lo mais poderoso, essa combinação muda seu sabor, tornando-o bem mais agradável...
30 g de chá verde
30 g de erva bugre
30 g de cavalinha
30 g de hibisco
30 g de fucus
Ferva 1 litro de água - a vasilha não pode ser de alumínio para não oxidar. Pegue um punhado (o equivalente a uma mão cheia) da mistura dessas ervas e ferva por aproximadamente cinco minutos. Deixe a infusão descansar por 15 minutos. Para amenizar o sabor forte das ervas, experimente, ainda, colocar algumas folhas de hortelã ou lascas de gengibre. Depois, coe tudo e beba o chá ainda quente ou morno. Se quiser adoçar, não use açúcar.
As ervas e seus benefícios:
Chá verde (Camellia sinensis): Estimula o metabolismo, aumentando o gasto de energia e a queima de gordura, e diminui as taxas de colesterol ruim e o envelhecimento precoce das células.
Cavalinha (Equisetum arvensis): Ativa a circulação sangüínea, acelera o metabolismo e é desintoxicante.
Erva-de-bugre (Casearia sylvestris): Emagrecedor e diurético, ajuda a diminuir o colesterol, reduz o inchaço das pernas e estimula a circulação.
Hibisco (Hibiscus sabdarifa): Tem efeito laxante, melhora a digestão, aumenta a diurese e acalma os nervos.
Fucus (Fucus vesiculosos): Dificulta a absorção de gordura pela corrente sangüínea e tem ação laxante. Atenção: Como também tem a capacidade de estimular a glândula tireóide, não dever ser usada por quem tem hipertireoidismo.
Chá Verde: por quê ele é tão especial...
Segundo Gino Françoso, nutrólogo, fitoterapeuta, médico ortomolecular e pesquisador de plantas medicinais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), em Piracicaba (SP), o chá-verde (Camellia sinensis) se diferencia dos outros por ter uma composição específica de catequinas, taninos e ácido glutâmico. É rico em aminoácidos, substâncias que atuam na composição das proteínas. Muitos minerais também são encontrados nesse chá, como cálcio, magnésio, zinco, selênio, sódio, fósforo, potássio, cromo, manganês e ferro. Além disso, ele tem vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, cafeína e ácido fólico.
Ainda segundo o especialista, o chá verde tem inúmeras aplicações na medicina moderna como no combate aos cânceres de mama, ovário, próstata, aparelho gastro-intestinal, pulmão, pâncreas, fígado... Ele protege a pele contra os raios ultravioleta, prevenindo os cânceres do tipo melanoma e não-melanoma. A bebida possui efeitos anti-bacteriano e anti-viral. Na saúde bucal, por exemplo, auxilia na prevenção de infecções e inflamações nos dentes (as cáries) e nas gengivas (periodontites e gengivites). O chá tem efeito anti-hipertensivo e protege o sistema cardiovascular formado por coração e artérias. Outro ponto positivo é que ele ajuda a diminuir os índices de colesterol total e as frações de colesterol ruim ao mesmo tempo em que aumenta o índice do colesterol bom. Ele tem um grande poder anti-oxidante no combate aos radicais livres.
Fontes: Revista Viva Mais! (Ed. Abril) e www.oliberalnet.com.br
Onde encontrar: Chá Verde está à venda na www.lojadojardim.com