Compre Chá Branco na Loja do Lardim! - Clique aqui

 

A hora e a vez do Chá Branco

(Camellia sinensis)


 

Produzido principalmente pela China, Japão e Índia, o chá branco ainda é raro e caro.

Sua colheita é realizada apenas três dias no ano, período no qual a planta apresenta sua melhor condição.

 

Por: Rose Aielo Blanco*


Assim como o chá verde e o chá preto, o chá branco também é obtido a partir da planta Camellia sinensis. A diferença é que no caso do chá branco, folhas e brotos são colhidos antes das flores se abrirem, quando ainda estão cobertos por uma fina penugem que resulta num aspecto prateado - daí a origem do nome "chá branco". Os brotos e as folhas são cozidos ao vapor e submetidos à secagem. Pode-se dizer que o chá branco é uma versão menos processada, pois ao contrário do verde e do preto, não passa pela fermentação. É justamente o fato de ser menos processado que faz a fama do chá branco ser mais poderoso, porque, desta forma, ele apresenta suas propriedades mais concentradas. A teoria é que por não ser fermentado, o chá branco apresenta mais polifenóis e catequinas, substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e previnem doenças.

 

Tão especial...

 

Produzido principalmente pela China, Japão e Índia, o chá branco ainda é raro e caro. Sua colheita é realizada apenas três dias no ano, período no qual a planta apresenta sua melhor condição, geralmente entre os meses de abril e maio. São colhidos apenas os botões fechados, que nem passaram pelo processo de fotossíntese. Depois os brotos secam naturalmente, por isso o chá branco é menos processado que os chás verde e preto.

 

Ainda não é possível comprovar a superioridade de chá branco comparado ao chá verde. Há quem afirme que, por ser obtido a partir de brotos muito novos, no auge de seus princípios ativos, suas propriedades ficam mais concentradas, acelerando os benefícios. É fato que os brotos nesta fase apresentam uma hiperconcentração de polifenóis (antioxidantes) e de catequinas (responsáveis pela diminuição dos riscos de mau funcionamento celular, mas ainda não é possível afirmar com certeza que o chá branco seja uma versão potencializada do chá verde.

 

O que dá para dizer é que seus benefícios são impressionantes. Num estudo comandado pelo Instituto Linus Pauling, realizado em 2007 nos Estados Unidos pela Universidade de Oregon, o chá branco foi diluído em água e fornecido a um grupo de ratos por cerca de 8 semanas. Um outro grupo recebeu uma quantidade equivalente de cafeína, mas sem o chá. As cobaias receberam agentes carcinogênicos em determinado momento do experimento. O resultado foi que o grupo que tomou o chá branco se desintoxicou mais rapidamente, apresentando poucas lesões pré-cancerosas. O que levou os pesquisadores a concluir que o grupo do chá branco apresentou melhores resultados porque, além dos ativos antioxidantes, o chá branco concentra um alto nível de cafeína.

 

Benefícios do Chá Branco

 

Rico em substâncias antioxidantes, o chá branco contém alta concentração de polifenóis, bioflavonóides e catequinas. Contém também manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. Os brotos jovens possuem quantidade acentuada de tanino. Assim como o chá verde, o chá branco apresenta inúmeros benefícios, com destaque para:

 

· Emagrecimento: o chá branco acelera o metabolismo, estimulando a queima de gorduras, além de atuar como ótimo diurético. Para melhores resultados é recomendável aliar o consumo do chá branco a uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos periódicos.

 

· Saúde: O consumo regular e sem exagero ajuda a controlar a pressão arterial, fortalecendo e aumentando a capacidade dos vasos sangüíneos. Além disso, estudos indicam que o consumo do chá branco auxilia na diminuição das taxas de LCL - o colesterol ruim.

 

· Rejuvenescimento: Por ser rico em substâncias antioxidantes, como polifenóis, catequinas e flavonóides - que ajudam a neutralizar os radicais livres-, o chá branco apresenta grande poder no combate ao envelhecimento precoce das células.

 

SAIBA MAIS
Planta perene e arbustiva, a Camellia sinensis pertence à família das Teáceas (Theacea). Originária do sudeste asiático, a planta produz economicamente por mais de 50 anos.A partir das folhas da Camellia sinensis é possível obter diferentes tipos de chá, dependendo do tipo de tratamento a que são sujeitas. Veja as diferenças:

 

CHÁ VERDE: As folhas da Camellia sinensis secam à sombra e depois são submetidas ao aquecimento em fornos apropriados para inativar as enzimas que provocam a oxidação. O processo mantém os princípios ativos da planta, além disso, o teor de cafeína (originada da oxidação) não é muito elevado. O sabor é bem característico e levemente amargo.

 

CHÁ BRANCO: Obtido dos brotos muito jovens da planta, é a versão menos processada de todas e, por essa razão, as propriedades seriam mais conservadas e potencializadas. Rico em tanino. Há quem defenda que seu sabor é o mais delicado e refrescante.

 

CHÁ OOLONG: Sofre um processo de fermentação muito curto. Uma secagem rápida é feita logo após a colheita. Depois as folhas vão para um tanque, para fermentar, mas o processo é interrompido no início. Seu sabor é mais acentuado, mas não é tão forte quanto o preto.

 

CHÁ PRETO: As folhas são submetidas à fermentação total. Após a colheita, as folhas são submetidas a secagem prévia, fermentação e secagem final. Todo o processo acaba por prejudicar boa parte dos princípios ativos. Além disso, a oxidação eleva o teor de cafeína. O sabor é bem acentuado. Contém uma maior percentagem de cafeína em relação aos outros chás. Esta versão representa cerca de 70% do consumo mundial de chá, tornando-o o mais comum.

 

Onde encontrar: Chá Branco está à venda na www.lojadojardim.com


 


© Todos os direitos reservados.                                            Contato   Vídeos     Sobre Nós                                                         Visite a Loja do Jardim