Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim

 

O mundo mágico dos aromas

Parte III

 

 

"As fragrâncias falam uma linguagem própria. Elas conseguem expressar melhor do que qualquer palavra os sentimentos mais sutis. A escolha que uma pessoa faz por um determinado perfume e a maneira como ele reage em sua pele revelam muitas coisas sobre ela". Marcel Lavabre


No artigo anterior, vimos como os óleos essenciais agem no corpo por meio da inalação ou da absorção pelos poros da pele. Agora, vamos conhecer os vários processos de extração dos óleos essenciais.

 

Os óleos essenciais são encontrados em várias plantas e são abundantes especialmente nas labiadas, mirtáceas, coníferas, rutáceas, lauráceas e umbelíferas. Encontram-se na forma de pequenas gotas entre as células, onde agem como hormônios, reguladores e catalisadores. Ao que parece, o seu papel é o de ajudar a planta a se adaptar ao meio ambiente, por isso sua produção aumenta em situações de estresse.

 

Em climas muito quentes, como no deserto do Saara, algumas plantas usam os óleos essenciais para se proteger do sol. De maneira geral, os óleos protegem a planta de doenças e parasitas, além de atrair certos insetos que fazem a polinização.

 

Os óleos são constituídos principalmente de terpenos, sesquiterpenos, ésteres, álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas e ácidos orgânicos. Eles contêm vitaminas, hormônios, antibióticos e/ou anti-sépticos. Os cuidados na extração do óleo essencial são fundamentais, se suas características químicas forem alteradas, ele pode perder as propriedades terapêuticas.

 

Principais métodos de extração

 

Destilação a vapor

Destilação a vapor é o método mais difundido. A água é aquecida em um recipiente e o vapor resultante desse processo é bombeado sob pressão para um outro recipiente, onde se encontra o material vegetal. O calor do vapor faz com que as paredes celulares se abram. Dessa forma, o óleo que está entre as células evapora junto com a água e vai para o tubo de resfriamento. Os óleos essenciais não se misturam. Ficam sobre a água por serem mais leves. Portanto, podem ser facilmente retirados.

 

Prensagem

A prensagem, ou pressão a frio, é o método adequado de extração do óleo das cascas de frutas cítricas. As cascas são raladas e centrifugadas. São poucas os óleos essenciais que podem ser extraídos por esse método.

 

Enfleurage

A enfleurage consiste em usar uma espécie de solvente vegetal para segurar o óleo. No caso de flores frescas, por exemplo, as pétalas são colocadas sobre uma placa de vidro com gordura, que vai absorver o óleo das flores, que são substituídas por flores novas todos os dias, até que a concentração certa seja obtida. Depois de alguns dias, a gordura é filtrada e destilada. O concentrado oleoso que resulta desse processo é misturado ao álcool e novamente destilado. O produto final é o óleo das flores.

 

Extração com solventes

Técnica relativamente moderna, usada no mundo todo para obter maior rendimento ou produtos que não podem ser obtidos por nenhum outro processo. As plantas são imersas no solvente adequado (acetona ou qualquer outro derivado do petróleo), e a separação realiza-se quimicamente, pela destilação em temperaturas especiais que causam somente a condensação do óleo e não dos solventes. Neste caso, os óleos obtidos geralmente não são usados em aromaterapia, pois geralmente contêm vestígios do solvente.

 

Para saber mais:

Aromaterapia – A Cura pelos Óleos Esenciais – Marcel Lavabre – Editora Record Nova Era

A Arte da Aromaterapia – Robert Tisserand – Editora C.W.

Aromaterapia – Kendra Grace – Editora Mandarim

 

No próximo artigo, vamos conhecer as propriedades terapêuticas de alguns dos óleos essenciais mais famosos.

 

 

Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim

 

 


© Todos os direitos reservados.                                            Contato   Vídeos     Sobre Nós                                                         Visite a Loja do Jardim