Sementes e Bulbos de flores estão à venda na www.lojadojardim.com

 

Flores do inverno

Por: Christiane Ribeiro*

Não é difícil obter um efeito florido no jardim, mesmo nos meses de inverno.
O cultivo de floríferas garante colorido e vida nos jardins e canteiros, alegrando os dias frios.

Nossos jardins, principalmente nas regiões mais ao sul do Brasil, onde o clima é mais ameno, podem ser enriquecidos com a introdução de plantas herbáceas floríferas de ciclo curto ou anuais. E isto pode ocorrer em especial no inverno.

Para isso, precisamos nos preparar desde os meses de abril e maio. Isto porque, entre a sementeira e o início da floração são necessários um mínimo de 60 dias. É possível ter uma exuberante floração em pleno inverno, mesmo em locais muito frios e sujeitos a geadas.

A floração de várias espécies ocorre sem interrupção durante meses, e outras são consideradas perenes como as iresines, a onze-horas e o gerânio, que podem durar até dez anos num jardim. O cultivo das anuais pode parecer complicado, mas qualquer pessoa que aprecie a jardinagem pode fazê-lo, tomando os cuidados básicos da semeadura que pode ser feita num canteiro, caixote ou estufim, abrigados, com mistura de terra vegetal de boa drenagem e rega cuidadosa. É aconselhável não colocar muito adubo químico nas sementeiras. Após a germinação e enraizamento, as pequenas mudinhas devem ser repicadas, ou seja, separadas e plantadas em local definitivo.

As espécies anuais

Entre as diversas espécies anuais podemos destacar:

  • Boca-de-leão (Antirrhinum majus)
  • Flox (Phlox drummondii)
  • Prímula (Primula)
  • Amor-perfeito (Viola tricolor)
  • Lobélia (Lobelia erinus)
  • Cravina (Dianthus barbatus)
  • Calêndula (Calendula officinalis)
  • Gazânia (Gazania rigens)
  • Papoula (Eschscholtzia californica)
  • Cinerária (Senecio cruentus)
  • Angélica (Polianthes tuberosa)
  • Petúnia (Petunia), entre outras.

A seguir, destacamos três espécies muito apreciadas:

Petúnia (Petunia) - herbácea anual da família das Solanáceas, de grande efeito decorativo e de fácil cultivo. O colorido das flores passa dobranco puro a todos os matizes de rosa, carmim, púrpura, roxo e azul. Existem variedades bicolores, estriadas, de flores dobradas, entre outras. Podem ser cultivadas durante todo o ano, em vasos e jardineiras, com terra fértil. Recomenda-se podar após a floração e usar os brotos novos como estacas para mudas.

 

Papaver ou papoula - (Eschscholtzia californica) - anual cultivada em muitos países como planta ornamental e também para uso medicinal. As sementes de algumas variedades são utilizadas para consumo em alimentos. Temos muitas variedades no mercado, que produzem flores singelas e de diversas cores. A floração é abundante. Deve ser semeada de março a junho.

 

 

Amor-perfeito (Viola tricolor) - muito conhecida, essa planta pertencente à família das Violáceas apresenta muitas variedades de cores e híbridos novos que podem ser cultivadas até em climas mais quentes. Deve ser plantada em terra rica em matéria orgânica e regada com cautela, pois não tolera excesso de água. Para que se obtenha floração exuberante nos meses de junho a novembro, recomenda-se semear de fevereiro a maio.

 

Canteiro de flores anuais:
diferentes espécies resultam num
visual exuberante, repleto de cores vivas.

 

 

 

Christiane Ribeiro é arquiteta e realiza trabalhos combinando arquitetura e paisagismo.

Onde encontrar: Sementes e Bulbos de flores estão à venda na www.lojadojardim.com

voltar ao topo