Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim

 

Vaso com peixe ou aquário com flores?

 

 

Uma combinação interessante entre o reino vegetal e o animal vai despertar a atenção de quem visitar a Expoflora 2001, que acontece no mês de setembro no município de Holambra, interior paulista. Batizado de "Vida Bis", o produto concebido pela Fazenda Terra Viva, empresa do Grupo Schoenmaker, é um vaso de vidro transparente com antúrios e que abriga um peixe ornamental da espécie Betta splendens ou é um aquário de peixe com belas flores e folhas de antúrios.

 

Segundo os produtores, não importa a ordem dos elementos - se é um peixe que mora num vaso ou uma planta que vive em um aquário - mas sim o resultado do conjunto, que forma uma peça única de decoração, e revela ainda a harmonia dos seres vivos na natureza. Essa relação é conhecida nos EUA como "lovingcouple" (casal perfeito), um exemplo de cooperação natural. Enquanto as raízes da planta fornecem nutrientes para a sobrevivência do peixe, as fezes do animal adubam a planta.

 

O peixe...

 

O Betta splendens, originário da Ásia, é um peixe exótico de cores vivas e grandes barbatanas flexíveis, que possui características especiais: vive em pequenos espaços com baixo teor de oxigênio; se alimenta de raízes; prefere a solidão (é conhecido como peixe de briga siamês por sua agressividade com os semelhantes); e os espécimes adultos não atingem mais do que seis ou sete centímetros. É encontrado em lojas de animais nas cores azul, vermelho, verde, albino, preto e combinações dessas cores.

 

A planta...

 

O antúrio é uma planta ornamental originária de pântanos da Guatemala e Costa Rica; que prefere locais sombreados. A planta é reconhecida por sua ação despoluidora do ar; própria para hidrocultura; de pouca exigência nutritiva; e insensível a parasitas animais.

 

A combinação...

 

Segundo os produtores da Terra Viva, a relação harmoniosa entre esses dois seres vivos é vista como única. O Betta splendens é anabantídeo, ou seja, respira o ar atmosférico na superfície da água. Para respirar, o peixe possui um órgão chamado labirinto, que compensa a deficiência das guelras subdesenvolvidas, incapazes de retirar oxigênio suficiente da água. Na natureza, o Betta vive em pequenas poças de água. O antúrio, por sua vez, possui vaporização muito rápida e age como um filtro de ar natural, eliminando do ar álcoois, acetona, tricloroetileno, benzeno e formaldeído.

 

A produção comercial do Vida Bis exigiu oito meses de experiências para adaptação entre peixe e planta. O vaso de vidro possui um formato que possibilita o desenvolvimento da planta e a respiração do peixe, com um bocal onde as raízes podem se fixar como rolha. Para transporte, o conjunto pode ser separado.

Cerca de 500 unidades do Vida Bis estão prontas para comercialização na Expoflora, ao preço de R$ 34,90 cada.

 

Poucos cuidados, mas algumas exigências

 

Os produtores lembram que por ser bastante resistente e praticamente auto-suficiente, o Vida Bis exige poucos, mas fundamentais, cuidados:

 

O Betta splendens é o único peixe que se adapta a esta relação. Não se deve colocar outra espécie no vaso, como o peixe dourado por exemplo, pois ele não sobreviverá.

Apenas um peixe deve habitar o vaso. Se colocar mais de um, eles vão brigar.

O peixe deve ser alimentado uma vez a cada duas semanas com pouca ração, apenas para mantê-lo na condição ideal.

O vaso não pode ficar cheio de água até o gargalo, porque o peixe precisa de espaço para chegar à tona e respirar. Ele sobe à tona constantemente para aspirar oxigênio e costuma liberar pequenas bolhas de ar na superfície.

As raízes devem estar sempre imersas na água.

A água pode ser trocada uma vez por mês. É importante que a água fresca esteja na mesma temperatura, para evitar que o peixe fique estressado.

A planta deve ficar em local com meia sombra ou luz solar indireta. Se as folhas adquirem uma coloração muito clara, significa que está em local com muita luz solar.

Evitar colocar o vaso em locais sujeitos à correntes de ar.

 

*Não é necessário adubar a planta: o peixe fornece a nutrição.

 

Kit's para cultivo de flores e plantas estão à venda na Loja do Jardim


 


© Todos os direitos reservados.                                            Contato   Vídeos     Sobre Nós                                                         Visite a Loja do Jardim