Kits para o cultivo de Ervas estão à venda na Loja do Jardim
Fitoterápicos também têm efeitos colaterais
kawa kawa
Estudiosos do Reino Unido analisaram as pesquisas científicas sobre os principais medicamentos à base de plantas disponíveis no mercado internacional - gingko biloba, ginseng, hipérico, kawa kawa, equinácea e saw palmetto. Eles fazem um alerta: esses medicamentos também podem causar efeitos colaterais. O trabalho foi divulgado em janeiro de 2002 pela revista "Annals of Internal Medicine".
A interação dos fitoterápicos com drogas sintéticas é a maior preocupação dos médicos. "As pessoas esquecem de avisar que estão usando fitoterápicos durante a consulta médica - acham que o produto natural não pode fazer mal ao corpo", diz o professor de farmacologia da Unifesp, Antônio José Lapa, que estuda fitoterápicos há 15 anos.
De acordo com a pesquisa inglesa, o gingko biloba, usado para melhorar a memória e a atenção e para combater a queda do desempenho cognitivo em idosos, principalmente entre aqueles que sofrem de mal de Alzheimer, pode causar sangramento e convulsões quando consumido em excesso. Isso ocorre com maior freqüência em pessoas que usam, ao mesmo tempo, gingko e anticoagulantes, como a aspirina. A combinação de anticoagulantes com ginseng, que ajuda a melhorar a concentração, também provoca o mesmo efeito.
Já o hipérico, indicado para depressão, pode causar sangramento quando utilizado em combinação com anticoncepcionais, drogas para o tratamento e controle da Aids e outros depressivos. Usado para gripes, a equinácea pode provocar asma e hepatite. O kawa kawa, que reduz a ansiedade, pode danificar o fígado quando é usado por longos períodos. Em contrapartida, alguns produtos apresentam efeitos leves, como o saw palmetto, indicado para reduzir a hiperplasia (aumento) da próstata, que pode causar dor de cabeça, náusea e vômito.
(Fonte: Folha Equilíbrio)
Kits para o cultivo de Ervas estão à venda na Loja do Jardim