Mudança climática ameça tundra na região ártica

O aumento das temperaturas em função do aquecimento global está determinando uma rápida "invasão" de árvores nas regiões árticas dominadas pela tundra.

Um novo estudo realizado na Universidade de Alberta, no Canadá, alerta que essa mudança na vegetação pode deixar em perigo espécies que residem apenas nessas regiões.

O termo "tundra" deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa "planície sem árvores".

Originalmente, na área onde a tundra se desenvolve não há condições climáticas para o crescimento de árvores em razão das baixas temperaturas. Durante o verão, o degelo cria pântanos e lagos, permitindo um habitat único para essas plantas. No entanto, as mudanças climáticas estão estendendo o período de calor e promovendo o crescimento de árvores, que acabam invadindo a área ocupada pela tundra.

De acordo com informações do site LiveScience.com, enquanto em muitos lugares ter boa quantidade de árvores é bom para o meio ambiente, no Ártico elas podem ameaçar plantas e animais, assim como os nativos que dependem de certas espécies para sobreviver. Os detalhes do estudo, que faz parte dos esforços do Ano Polar Internacional, foram publicados no Journal of Ecology.

Fonte: Portal Terra