Samambaia africana retira
arsênico de solo contaminado

Uma espécie de samambaia é capaz de absorver arsênico - um metal altamente tóxico e cancerígeno, que contamina o solo e água, podendo até matar. Esta samambaia, cujo nome científico é Pteris vittata, é originária da África, mas ocorre no mundo todo, inclusive no Brasil. Ela é o que os cientistas chamam de "hiperacumulador" e concentra em sua folhagem até 126 vezes mais arsênico do que a quantidade encontrada no solo. Por essa razão, um grupo de pesquisadores de universidades estaduais da Flórida e da Geórgia, nos EUA, acredita que ela pode ser usada para limpar resíduos tóxicos no solo. Desta forma, essa samambaia funcionaria como um "bioremediador", ou seja, um organismo capaz de eliminar substâncias nocivas do ambiente.
A descoberta da capacidade de hiperacumulação da samambaia foi publicada na edição de 01/02/2001 da revista Nature (http://www.nature.com)
Fonte de pesquisa: Folha de S. Paulo - 01/02/01

 

Curiosidades sobre o uso da água

O homem pode passar 28 dias sem comer, mas só 3 sem beber água.
Apenas 6% da água do planeta é usada pela população; os outros 73% são destinados à irrigação.
Para cada copo de água ingerido, são necessários outros dois para lavá-lo.
Uma pessoa consome por dia 250 litros de água com higiene pessoal, comida, lavagem da casa, rega de plantas e água para beber.
A máquina de lavar louça gasta menos água do que a torneira; um modelo pequeno e compacto consome 28 litros. Em somente dois minutos de torneira aberta, são gastos 26 litros.
Cerca de 30% da água tratada no Brasil é desperdiçada em vazamentos.
A máquina de lavar roupa de abertura superior gasta 175 litros em um ciclo completo de lavagem, enquanto a de abertura frontal consome 89,5 litros - uma economia de 48,9%.
A proporção da água no corpo humano é a mesma que no planeta Terra: 71%
Fonte: Universidade da Água e Sabesp