Árvores

Quaresmeira em solo úmido

Em primeiro lugar, PARABÉNS pelo excelente website! É uma verdadeira biblioteca virtual sobre jardinagem... Bom, gostaria de obter informações sobre a quaresmeira. Pretendo plantar algumas mudas próximas ao muro no fundo de meu quintal mas não sei qual o procedimento correto. Também gostaria de saber se são espécies de crescimento rápido e se requerem cuidados especiais: o terreno de minha casa é muito úmido e não sei se isso prejudicaria o desenvolvimento da planta. Muito obrigado e, mais uma vez, parabéns pelo belo trabalho! Macleuler Lima

Olá Macleuler! Antes de tudo, agradecemos seus elogios - e a paciência por ter esperado a vez da sua consulta! A quaresmeira (Tibouchina granulosa) é uma espécie bem rústica e de fácil cultivo, mas uma de suas poucas exigências é justamente o que preocupa você: ela precisa de solo bem drenado. Ou seja, solos muito úmidos não são nada indicados. Fora isso, o trabalho para cultivá-la é pouco: por ser uma espécie nativa do Brasil (mais facilmente encontrada na Mata Atlântica), pioneira e muito rústica, ela é uma espécie muito utilizada para recuperar áreas degradadas. Seu porte médio gira em torno de 6 a 7 metros de altura, apenas os exemplares muito velhos passam dos 10 metros. Bem adaptada, a árvore até que cresce rapidamente. Para ajudar no desenvolvimento, recomenda-se podar periodicamente os "brotos ladrões" que vão surgindo. Volte sempre!

 

 

Salix humbolditiana

Moro no norte do Brasil, onde não há inverno. Gosto muito do chorão e gostaria de plantá-lo em minha propriedade.O que posso fazer para que as árvores se desenvolvam ao máximo, aproximando-se das encontradas no sul/sudeste do Brasil?Há variedades mais resistentes ao calor? Onde possoencontrar mudas da Salix humbolditiana(salgueiro do rio), que ocorre inclusive na Amazônia? Não seria possível criar um híbrido a partir dessas duas espécies, criando-se um chorão para clima quente? Já há no Brasil a variedade golden (chorão dourado), disponível nos EUA? Obrigado. Jayme Bastos

Olá Jayme! Pelo seu interesse por esse assunto, sugiro que vc dê uma olhada na Circular Técnica sobre a Salix humboldtiana que a Embrapa Florestas disponibiliza para download em seu site. Entre pelo linkhttp://www.cnpf.embrapa.br/servicos/publicacoes/gratuita/circular/circulat.htm
Aproveite para fazer contato com a Embrapa Florestas, verificando a disponibilidade de mudas. Boa sorte!

 

Árvore para praia

Minha irmã comprou uma casa na praia e me pediu para lhe dar uma sugestão do que plantar lá ... Ela tem uma área na parte de trás da casa de 6x6 e ela queria plantar uma arvore e colocar um piso ao redor dela ficando 3 metros de para cada lado (de lado fica a parede da casa e dos outros muros - ela pensou em uma arvore que fizesse sombra (não frutífera ) que não desse muito trabalho, não seja delicada, que agüente o calor e o solo arenoso do lugar e que se possível crescesse rápido. Ela tem tb na frente da casa próximo ao muro da rua que ela gostaria de plantar algo, só que ao redor deste é grama . Será q seria possivel darem alguma sugestão para essas criaturas completamente leigas neste assunto? Desde já agradeço a atenção. Celia (são Paulo, SP)

Olá Celia! Uma sugestão de árvore bonita, com flores perfumadas e que resiste bem co clima praiano é o jasmim-manga (Plumeria rubra). A espécie é bem rústica, dispensa podas, suporta bem o vento e a maresia, pode ser plantada isoladamente no jardim, resultando num ótimo visual e vai muito bem em solo arenoso. Acho que esta espécie é a melhor sugestão também para frente da casa. Abraços e volte sempre

 

Poda no ficus

Quando comprei minha "ficus" ela estava muito bem podada...redondinha... Porém, como o passar dos meses, de seu tronco começou a brotar "diversas" folhas, bem como, sua forma arredondada passou a parecer uma "cabeleira desajeitada". A princípio fiquei feliz pois considero que esteja bem adaptada ao novo ambiente...todavia, gostaria de vê-la novamente com seu tronco liso (sem os diversos brotos) e seu formato novamente arredondado. Então pergunto :- "Posso podá-la ? Posso cortar os brotos do tronco ? Existe algum cuidado especial Mais uma vez agradeço a atenção. Allan Kardec Gonçalves Bormann (Diadema, SP)

Olá Allan! Você pode podar seu ficus. Com uma ferramenta de poda adequada e bem afiada, elimine os ramos baixos e todos aqueles que estiverem atrapalhando a forma arredondada da sua planta. O ficus suporta bem as podas desde que sejam feitas com critério e sem exagero. No seu caso, é só buscar retornar à forma anterior que tanto o agradava, sem exagerar nos cortes. Abraços!

 

Cedro do Líbano

Gostaria de saber onde encontrar mudas ou sementes de Cedro do Líbano. È uma árvore linda que vi na Europa, mas não sei se é adequada ao nosso clima. Laís Furquim de Azevedo (São Paulo, SP)

Olá Laís! Segundo o site www.libano.org.br da Embaixada do Líbano no Brasil, o cedro do líbano é uma árvore muito antiga que pode viver centenas e centenas de anos. O nome da árvore é ''Cedrus libani'' e esta espécie antigamente cobria todas as montanhas do Líbano. O cedro é muitas vezes mencionado na Bíblia Sagrada e é um símbolo de força e de eternidade. Ainda segundo a embaixada, tem-se conhecimento do Cedro do Líbano desde o ano 3.000 a.C., quando a cidade de Biblos Jbeil era um centro de comércio muito importante da antiga Fenícia, junto ao Mar Mediterrâneo. O papiro de Unamon, datado do século XI a.C. testemunha o intercâmbio comercial entre o Líbano e o Egito. Unamon narra que foi encarregado pelo Grande Sacerdote do Deus Amon, de Tebas, para procurar os famosos Cedros do Líbano afim de construir o barco sagrado à divindade.
O cedro cresce muito devagar. Pode atingir até 40 metros de altura e 14 de diâmetro de tronco. Nos primeiros três anos de vida do cedro, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem só 4 a 5 centímetros. Aos quatro anos o cedro começa a crescer - 20 centímetros a cada ano - e só aos 40 anos produz sementes.
Recomendamos que você tente entrar em contato com a embaixada do Líbano para que eles possam lhe informar como conseguir sementes desta espécie e quais as possibilidades de sucesso no cultivo da planta em sua região. O e-mail é embaixada@libano.org.br
Visite sempre nosso Jardim de Flores!

 

Sementes de ipê roxo e amarelo

Gostaria de saber onde posso encontrar sementes de ipê roxo e amarelo. Agostinho Expedito Nere (Minas Gerais).

Olá Agostinho! Para adquirir sementes de ipê-amarelo e roxo, sugerimos que visite os seguintes sites:
http://www.ipef.br
http://www.prima.ong.org/sementes.htm
http://www.cati.sp.gov.br
http://www.premiumseeds.com.br/vendas_sementes.htm
http://www.wmtambiental.com.br/sementes.htm
http://www.fazendacitra.com.br/plantas.htm
Abraços e volte sempre!

 

Sombreiro

Ganhei uma planta chamada sombreiro e não sei como cuidar dela. Vocês podem ajudar? Célia Santos

Olá Célia! O sombreiro (Clitoria fairchildiana) é uma árvore nativa do Brasil, facilmente encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão e Tocantis. Trata-se de uma espécie de grande porte: pode alcançar até 10 metros de altura e sua copa, bem aberta, pode crescer até 12 metros de diâmetro. Ou seja, você vai precisar de espaço para cultivar sua nova planta.
O sombreiro é bem rústico, geralmente não exige muitos cuidados, com exceção de podas periódicas de limpeza. No final da primavera e início do verão, a espécie produz flores de cor lilás-azulada, após uma queda acentuada de folhas durante o inverno. Evite o plantio do sombreiro em calçadas, passeios e locais próximos aos fios de eletricidade, pois o porte não é indicado. Abraços e volte sempre!

 

Flamboyant

Aí vão as dicas para o cultivo de flamboyants, solicitadas por vários amigos do Jardim de Flores:

O flamboyant (Delonix regia) é uma árvore natural da África, Madagascar e Ilhas do Oceano Índico, pertencente à família das leguminosas. Esta espécie pode alcançar até 15 metros de altura e sua florada, que ocorre durante a primavera e o verão, é um verdadeiro espetáculo. Para cultivar o flamboyant é preciso sol pleno, além disso, quanto mais quente for o clima melhor. Durante os primeiros meses após o plantio da árvore as regas devem ser freqüentes. Depois que atingir a maturidade, as regas podem ser espaçadas, se não chover, recomenda-se regar uma vez por mês. Quanto às adubações, por ocasião do plantio, deve ser feita com matéria orgânica. Depois de adulta, o flamboyant pode ser adubado com fertilizante químico de fórmula NPK 4-14-8, no período do inverno.

 

Dicas sobre a árvore resedá

Parabéns pelo site! É muito bom mesmo! Gostaria de mais informações sobre a árvore resedá, quanto cresce e se é realmente apropriada para calçadas. Obrigado. Edgard

Olá Edgard! A equipe agradece os elogios e manda abraços! A árvore resedá (Lagerstroemeria indica), também conhecida como escumilha e julieta, é realmente apropriada para o plantio em calçadas e passeios, pois dificilmente ultrapassa os 6 metros de altura. Originária da Ásia e Austrália, a espécie apresenta tronco liso, de aspecto marmorizado e produz flores rosadas, lilás, carmim ou branca, dependendo da variedade. Em condições ideais de cultivo pode florescer até 3 vezes ao ano. O resedá necessita de solo rico de matéria orgânica e podas de limpeza e de formação do tronco, para que seu aspecto árbóreo não se transforme em arbustivo. Para aumentar a floração, recomenda-se uma poda anual durante o inverno.

 


 

 

 


© Todos os direitos reservados.                                            Contato   Vídeos     Sobre Nós                                                         Visite a Loja do Jardim